Ads 468x60px

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Eu sou uma mae mà


Mães Más

Um dia, quando os meus filhos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, eu hei de dizer-lhes:

Eu os amei o suficiente para ter perguntado: onde vão, com quem vão e a que horas regressarão.

Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio, e fazer com que eles soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.

Eu os amei o suficiente para fazê-los pagar pelas balas que tiraram da mercearia, ou revistas do jornaleiro, e os fazer dizer ao dono: "Nós pegamos isto ontem e queríamos pagar".

Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé duas horas junto deles, enquanto limpavam o quarto: tarefa que eu teria feito em 15 minutos.

Eu os amei o suficiente para deixá-los ver além do amor que eu sentia por eles, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.

Eu os amei o suficiente para deixá-los assumir a responsabilidade das suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.

Mais do que tudo, eu os amei o suficiente para dizer-lhes NÃO, quando eu sabia que poderiam me odiar por isso - e em alguns momentos até me odiaram.

Essas eram as mais difíceis batalhas de todas. Estou contente, venci... porque no final eles venceram também!

E qualquer dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, meus filhos vão lhes dizer, quando eles lhes perguntarem se a sua mãe era má: "Sim... Nossa mãe era má! Era a mãe mais má do mundo..."

As outras crianças comiam doces no café da manhã, e nós tínhamos de comer cereais, ovos e torradas.

As outras crianças bebiam refrigerantes, comiam batatas fritas e sorvete no almoço, e nós tínhamos que comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas. E ela obrigava-nos a jantar à mesa, bem diferente das outras mães, que deixavam os filhos comerem vendo televisão.

Ela insistia em saber onde nós estávamos a toda hora - tocava nosso celular de madrugada. Era quase uma prisão; mamãe tinha que saber quem eram os nossos amigos e o que eles faziam.

Insistia que lhe disséssemos com quem íamos sair, mesmo que demorasse só uma hora ou até menos.

Nós tínhamos vergonha de admitir, mas ela violou as leis de trabalho infantil. Nós tínhamos que tirar a louça da mesa, arrumar nossas bagunças, esvaziar o lixo e todo o tipo de trabalhos que achávamos cruéis.Eu acho que ela dormia à noite, pensando em coisas para nos mandar fazer.

Ela insistia sempre conosco para lhe dizermos a verdade, e apenas a verdade.  E quando éramos adolescentes, ela até conseguia ler nossos pensamentos.

A nossa vida era mesmo chata. Ela não deixava os nossos amigos tocarem a buzina para que nós saíssemos. Tinham que subir, bater à porta para ela os conhecer. Enquanto todos podiam voltar à noite com 12, 13 anos, nós tivemos de esperar pelos 16 para chegar mais tarde, e aquela "chata" levantava para saber se a festa foi boa - só para ver como estávamos ao voltar. 

Por causa da nossa mãe, nós perdemos algumas experiências da adolescência. Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubos, atos de vandalismo, violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime. Foi tudo por causa dela.

Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos fazendo o nosso melhor para sermos "Pais Maus", tal como a nossa mãe foi. Eu acho que é um dos males do mundo de hoje: não há suficientes "MÃES MÁS".

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Dorme meu anjo


Enquanto escrevo estas linhas ela dorme com a cabeça em minhas pernas. Estamos esperando a tia Le chegar e ela nao quer ir para a cama antes de ver a tia. Entao, estamos na sala, no colchao e ela dormindo com a cabeça em minhas pernas.

Hoje foi outro daqueles dias especiais. Faltou energia eletrica e ficamos a luz de velas. Tivemos que inventar algo para passar o tempo. Brincamos de Jogo da Verdade, eu, ela e o Cleber. Ela deitada no meio de nos dois. Agora, o maridao foi dormir, afinal ele acorda muito cedo e ficamos eu e ela esperando minha irma chegar. Entao, ela se deitou no meu colo, como fazia antigamente. 

Sabe, sao momentos assim que fazem uma grande diferença no nosso dia. 

Beijos, Luana
Amo voce.  

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Os anos passam

As primeiras fotos do ano, tiradas sempre a meia noite do dia 01 de janeiro


2000



2001



2002



2003



2004


2005




2006



2007

2008


2009



2010

Os anos passam sim... mas meu amor por voces sò aumenta.

Minha bebe tambem cresceu



Hoje acabei sentindo saudades dos tempos de bebe. Ela era uma coisinha linda... a bebe mais cabeluda da maternidade, mais linda.

Todas as enfermeiras vieram ao meu quarto porque queriam conhecer "a menina de peruca". E ela fez um sucesso e tanto.

Todinha minha ela nunca foi. Sempre tive que dividi-la com o Gui, mas era tao bom pegar ela no colo, ou coloca-la na cama ao meu lado e dormir enganchadinha nela, sentindo aquele cheirinho de bebe.

Ainda guardo lembraças da primeira vez que engatinhou, da primeira vez que bateu palminhas, dos primeiros passinhos. A voz dela era to doce quando dizia - mama.

Mas assim como o Guilherme, ela tembem cresceu rapido demais. Quase nao vi o dia que ela foi para a escolinha pela primeira vez. Me lembro que ela nao tinha muito interesse pela escolinha nesta epoca, porque ela aos 4 anos ja sabia ler e escrever e os amiguinhos ainda estavam pontilhando, entao as liçoes eram chatas demais.

Tambem me lembro bem quando foi para a primeira serie. Tao linda de uniforme. Nem parecia a minha bebe que ficava no carrinho ao meu lado onde quer que eu fosse...

Minha bebe que tomava banho comigo no chuveiro, cantando. Que chorava de dor de barriga.

Hoje, com 10 anos, ela jà é uma mocinha. Na nossa época nao eramos. Por mais que tento faze-la ser criança, ela ja é uma pré adolescente. Horrivel isso. Outro dia meus olhos se encheram de alegria ao ver ela pegar a boneca dela que estava guardada no fundo do bau e sair para brincar com as amiguinhas. Tao linda essa cena. Como foi da primeira vez que a vi. So que dessa vez teve gosto de saudade e alegria em ve-la brincando de boneca. Hoje em dia as brincadeiras favoritas dela sao costurar roupas para a Barbie, desenhar vestidos. Sem contar o computador, nè?



Amo meus filhos. Sei que fiz de tudo o que podia para ve-la crescer e participar desse crescimento. Nem sempre estive presente porque trabalhava muito, mas fiz o maximo que pude. E foi fantastico ver tudo acontecendo. Fantastico e doido ao mesmo tempo.

Ela ainda é minha bebe. Ainda a pego no colo - embora ela nao caiba mais aqui - mas é porque ela cabe certinho no meu coraçao. Mas ao mesmo tempo é minha garotinha que sabe exatamente quando estou triste e sempre me surpreende com palavras sabias.

O tempo passou e ela mudou. Sei que crescera ainda mais - e isso é o que mais doi. Porque ela ainda vai passar por muitas fases diferentes enquanto tudo o que eu queria era que ela voltasse a ser o meu bebe e eu pudesse embala-la nos meus braços para sempre.

Beijos, Luana
Amo voce.