domingo, 18 de setembro de 2011
Cumplices em tudo
Tantas coisas se passando.
Afinal, morar em um outro pais nao é là uma coisa das mais faceis do mundo. Mas como sempre, ela està tirando de letra.
Depois do curso intensivo de italiano, sua fluencia està ainda melhor. Na escola ainda é meio complicado.
No primeiro dia de aula teve um episodio bem chato e entao ela ficou um pouco desanimada. Justo ela que estava contando nos dedos o dia do inicio das aulas. Mas como tudo é uma questao de tempo, na escola tambem foi - ou està sendo. Aos poucos està fazendo mais amizades e isso é fundamental para a adaptaçao deles por aqui.
Uma das pessoas que a Lua mais gosta é a Alexia, uma italiana muito simpatica e atenciosa. Tem 12 anos e se preocupa muito com ela. Ajuda na escola, apresenta os amigos, se desdobra para que a Lua se adapte a tudo.
Outro dia ela veio aqui em casa e as duas estavam conversando no quarto sobre um menino que a Lua acha bonito. Ai acho que Alexia comentou alguma coisa sobre tomar cuidado para eu nao ouvir, e a Lua respondeu dizendo: - A minha mae sabe. Somos cumplices em tudo. Eu conto tudo para ela, nao escondo nada.
A amiga estranhou um pouco e disse. Eu conto algumas coisas para a minha mae, mas nao tudo. A Lua virou e disse: eu conto tudo. Nao tenho segredos para ela. Ela é a minha confidente.
Me senti tao orgulhosa neste momento. Saber que alem de mae sou alguem em quem ela confia. Foi como se eu estivesse cumprindo o papel que Deus me designou.
Pelo menos com um deles eu sei que nao estou errando tanto... rs..
O verao està acabando, e minha pequena que prefere o frio nao ve a hora de usar os casados novos italianos. Eu, particularmente estou com um pouco de medo do frio. Nao gosto de frio, nunca gostei. E nao conheço o frio da Europa. Devo admitir que estou bem feliz de pelo menos estar em um pais da Europa que se tem 6 meses de frio e 6 meses de calor- e que calor!!!!. Sei que muitos lugares daqui o frio é mais prolongado que o verao.
Bom... nao adianta sofrer por antecipaçao, né?
So o que sei é que a minha Lua vai amar.
Beijos Lua
Amo voce.
terça-feira, 12 de julho de 2011
Hum....
Ela esteve doente. Alias, meus filhos estao se revezando nisso. Primeiro o Gui, depois ela e agora o Renzo.
Embora jà esteja melhor, ainda nao està 100%.
Como sempre, me ajuda muito. Cuida do irmao com uma responsabilidade incrivel. Parece gente grande. Nao me preocupo nem um pouco se tiver que deixa-lo aos seus cuidados.
Continua linda, emagreceu um pouco.
Agora o que ela nao aguenta mais é ficar em casa. Nao ve a hora das aulas começarem, afinal jà sao 7 meses longe da escola, visto que eles nao iniciaram os estudos no Brasil porque nao ia adiantar de nada. Ainda faltam 2 meses por aqui. Ela sempre foi assim, uma criançA bem ativa que gosta muito de interargir. E agora nao é diferente. Nao ve a hora de ter mais amigos.
Calma, Lua, està chegando a hora.
Beijos, Lua
Amo voce
sábado, 2 de julho de 2011
Minha italianinha
Fui cobrada - com razao - de falar sobre o Gui e a Lua.
Um de cada vez. Hoje resolvi falar da Lua e da sua adaptaçao à nova terra. Como ela é bastante sociavel jà fez algumas amizades - e até briga com elas em italiano.
Ainda nao està fluente, mas de todos aqui de casa - tirando o Cleber é claro - ela é quem està falando melhor. Fomos em um aniversario no sabado passado e teve uma brincadeira de adivinhaçao em italiano. As crianças liam pistas e os adultos tinham que adivinhar. E ela leu direitinho. O comentàrio foi: - Nossa! Hà quanto tempo essa menina està morando aqui. Està falando tao bem.
Fiquei bem orgulhosa dela. Alias, fico sempre, mas ouvir os outros elogiando nossos filhos fazem um bem enorme, né?
Aqui ela vai fazer a Prima Média - como se fosse a sexta-serie no Brasil. Teoricamente vai pular um ano, mas acontece que aqui é por idade. Alias, o estudo aqui é bem diferente do Brasil. Nao se ensinam muitas coisas que ensinam ai - por exemplo raiz quadrada. Mas eu nao me lembro de ter usado raiz quadrada para nada.
Por outro lado eles ensinam ingles - de verdade - e frances. Tambem ensinam a tocar um instrumento que nao é flauta.. rs.. A criança pode escolher piano, violao, violino e flauta transversal.
Sei que minha pequena està vibrando com as expectativas de morar e viver por aqui. Assim que pudermos tentaremos nos mudar para mais proximo ao centro e para ela tambem ficara melhor. Conviverà com mais crianças da idade dela. Por enquanto deve esperar as aulas começarem.
Mas eu sinto realmente que ela vai se dar muito bem. Pois ama aprender linguas.
Ela tambem tem ajudado muito a cuidar do irmao. Alias, isso os dois. Até mesmo o Guilherme està um xodo com o Renzo!!!!!
Beijos, Lua
Amo voce.
sábado, 26 de fevereiro de 2011
Mais que especial
Quando eu digo que sou uma mulher muito abençoada, tem gente que duvida.
Mas posso dizer que sou sim.
Afinal, tenho filhos maravilhosos.
A Luana tao companheira.
Nesta semana o irmaozinho dela esteve doentinho, com febre, coriza, dores no corpo. E nem preciso dizer o quanto ela foi atenciosa, o quanto cuidou dele, e com que carinho fez isso.
Ela é sem duvida a maior bençao que Deus me deu. Ela é muito mais que especial. É um pedacinho de mim. E uma companheira para ninguem botar defeito.
Está complicado sem ela por perto o tempo todo. Sinto muita falta. Mas essa semana que esteve comigo fez a semana ficar muito mais colorida. Esse acordo que fiz com o pai dela de deixa-la com ele até irmos viajar está doendo muito em mim. Mas a data já está chegando... entao... logo logo estaremos juntas para sempre.
Beijos, Lua
Amo voce.
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Tá dificil, viu?
Por conta da nossa ida para Itália, o pai dela pediu que ela ficasse esses últimos 2 meses com ele.
É claro que eu nem pude dizer não, afinal, nem tão cedo conseguiremos vir ao Brasil. E mandar as crianças para cá, talvez, só nas próximas férias - junho de 2012. Portanto, lá está ela na casa do pai.
Só que dá uma saudade!!!! Tem dias que fico morrendo de vontade de chorar. Está dificil mesmo ficar longe dos meus mais velhos. Sei que é por muito pouco tempo, mas meu coraçao de mae nao gosta dessa distancia nao. Nao posso - e nem devo - condenar ninguem, mas muitas vezes me paro pensando como algumas maes conseguem viajar para o exterior - ou se casar novamente - e nao levar seus filhos com elas? Eu nao sei se aguentaria isso nao. Nem me imagino dessa maneira.
Quando decidi ir para Europa, antes mesmo de falar para o Cleber que eu concordava com a ideia dele, conversei com as crianças para saber se eles iriam comigo. Se eles dissessem que nao, eu teria desistido da ideia. Preciso deles perto de mim.
Tenho visto os dois nos finais de semana, mas sinceramente? Nao é o suficiente para mim. Preciso de mais. Muito mais!!!!
Mas tenho que ter paciência. Afinal, logo logo estaremos viajando, todos juntos. Enquanto isso, meu coraçaozinho de mae tem que aguentar.
Força Cristiane!!!!
Força!
Assinar:
Postagens (Atom)